Guia das OVAS de Shingeki no Kyojin



Shingeki no Kyojin é um dos animes mais populares de todos os tempos, com uma primeira temporada que figura entre as mais vistas no ranking do My Anime List. A série animada estreou em 2013, adaptada do mangá de mesmo nome de Hajime Isayama.


Com 59 episódios divididos em 3 temporadas, a obra caminha para sua última temporada em 2020. E uma coisa é certa: Shingeki deixará muita saudade no coração dos fãs. Mas enquanto o adeus não chega, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o universo expandido de Shingeki no Kyojin, com a listagem de todas as OVAs lançadas até o momento.


Caso você seja novo no universo dos animes e não saiba o que raios é uma OVA (do inglês Original Video Animation), elas nada mais são que episódios originais que não foram incluídos dentro em uma temporada, saindo apenas em DVD.


Por ter um universo muito rico, com histórias que nem sempre cabem no enredo principal, Shingeki no Kyojin possui ao todo 7 episódios extras, que nos permitem conhecer mais a fundo seus personagens e o mundo dentro das muralhas.




AS OVAS DE SHINGEKI NO KYOJIN


Sem Arrependimentos (Kuinaki Sentaku)




Na terceira temporada do anime, durante o arco político, somos apresentados a um pouco do passado sofrido de Levi Ackerman. Sendo limitado apenas a morte trágica de sua mãe e a relação fria e distante que teve com seu tio Kenny.


Pouco para um personagem que desperta tanto interesse do público. Isso aconteceu porque, anos antes, já havia sido lançado o spin-off Sem Arrependimentos, que conta em detalhes a trajetória do personagem mais querido da franquia.


Somos apresentados a vida de Levi antes dele ingressar na Tropa de Exploração. Sua dificuldade para sobreviver nas ruas do subsolo ao lado de seus melhores amigos, Farlan e Isabel. O motivo por que ele é tão apegado a limpeza. E como conheceu Erwin Smith, o homem que viria a ser seu grande líder.


Esta OVA expõe a profundidade da relação entre Levi e Erwin, dando uma dimensão ainda maior da gravidade da escolha que Levi fez durante a terceira temporada do anime.


Quanto ao cenário, Sem Arrependimentos mostra ao fã um local até então desconhecido: as ruas subterrâneas. Onde centenas de pessoas, tidas como a ralé da sociedade, vivem no meio do lixo despejado ali pela Capital.


É provavelmente a OVA mais famosa da franquia. Dividida em dois episódios, o ideal é assisti-los depois da primeira temporada, mas ver antes disso não compromete a experiência.




O Diário de Ilse (Ilse no Techou)




Antes de Eren entrar para a tropa, Hange vivia em pé de guerra com Erwin Smith. Tudo porque o comandante se recusava em autorizar os experimentos com titãs que Hange queria fazer. Nem mesmo seus colegas de equipe apoiavam sua ideia. Nenhum deles. Afinal, quem arriscaria a vida de soldados para capturar titãs sem garantias de que isso valeria a pena?


Decidida a provar que sua ideia não era loucura, Hange parte sozinha atrás de um titã, sendo seguida pela tropa de Levi que, sob ordens de Erwin, deveriam impedi-la.  Mas Hange e os outros acabam encontrando os restos mortais de uma ex-soldado da tropa de exploração chamada Ilse.


Junto ao corpo estava o diário onde Ilse relatou todos os acontecimentos de sua última missão e um fato extraordinário envolvendo um titã.


Esta OVA pode ser assistida após a primeira temporada, mas já adianto que os eventos aqui apresentados só serão totalmente compreendidos ao final da terceira temporada.




Aflição (Kon'nan)




Se você, assim como eu, reclamou que o arco da Unidade de Cadetes durou apenas dois episódios, e quiser saber mais sobre como foi esse período da vida dos personagens, esta OVA é para você!


Em Aflição acompanhamos um dia de treinamento na Unidade de Cadetes, onde, divididos em dois grupos, os futuros soldados deveriam atravessar uma região desértica.


O problema é que, o que deveria ser apenas uma tarefa preparatória da academia, acabou se tornando um perigo real quando uma das alunas é sequestrada por um bando de saqueadores.


Longe dos professores, os cadetes precisarão trabalhar em equipe para encontrar uma maneira de resgatar sua colega, isso se eles conseguirem se entender. Por sorte, a dificuldade traz a tona os verdadeiros líderes. Mesmo que sejam aqueles de quem menos esperamos.


Esta OVA nos mostra mais sobre a personalidade de cada um dos membros do 104º batalhão, suas habilidades individuais e também suas fraquezas. Inclusive daqueles que cedo demais viraram comida de titã.


A história  acontece entre os episódios três e quatro da primeira temporada.




Um Visitante Inesperado (Totsuzen no Raichou-sha)




Salve as cenas de Sasha enlouquecida por comida, humor não é algo presente em Shingeki no Kyojin. E nem poderia, dado o caráter tenso e forte da série. Mas este não é o caso de Um Visitante Inesperado.


A história foca em um acontecimento durante o período de preparação dos cadetes do 104º batalhão. Quando Jean quer acertar contas com Sasha e Connie, que teriam, segundo ele, “roubado” os seus alvos durante o treinamento.


É então que Pixis, o comandante da Guarnição das Muralhas, que estava ali de passagem, sugere que eles resolvam suas diferenças em um desafio culinário.


Dando início a uma espécie de “Master Chef no Kyojin”, os três se enfrentam em uma competição pelo prato mais saboroso, cujo vencedor seria decidido pelo próprio Pixis.  


Um Visitante Inesperado não acrescenta nada ao enredo principal, mas vale cada segundo. Aqui o trio de coadjuvantes mais carismático da série ganha ótimos minutos de tela. Além de sermos presenteados com momentos ridiculamente engraçados dos protagonistas.


Como os eventos acontecem durante o primeiro arco da primeira temporada, a OVA pode ser vista por qualquer um que já tenha assistido a, pelo menos, os 3 primeiros episódios do anime.



Lost Girls




Lost Girls é originalmente uma light novel não-oficial, escrita por um dos roteiristas do anime, mas que acabou sendo aprovada pelo mangaka e criador de Shingeki, Hajime Isayama. Dividida em 3 episódios, ela conta histórias perdidas das melhores garotas do batalhão 104º: Annie Leonhart e Mikasa Ackerman.  


Na primeira parte, vemos Annie vivendo na Capital como soldado da polícia militar. Ela está às vésperas de iniciar seu plano de captura de Eren, quando recebe a missão de encontrar a filha desaparecida de um homem rico. Entediada da vida fácil dos policiais militares da Capital, Annie aceita a missão e tem um dia para “brincar” de investigadora.


A medida em que avanças nas pistas, Annie confronta seu próprio passado, em especial, a relação de submissão que tinha com seu pai. Para além das questões psicológicas, a história possui ótimas sequências de ação, que nos fazem lembrar o quanto Annie é boa de briga, e o desfecho da investigação criminal é satisfatório.


Lost Girls é uma oportunidade para quem deseja conhecer mais dessa personagem há tanto tempo esquecida no cristal. Annie é um dos personagens mais profundos e complexos de Shingeki no Kyojin. Ela não é, evidentemente, uma mocinha boazinha, mas também está longe de ser apenas o monstro que o arco da Titã Fêmea mostrou.





Já o episódio de Mikasa traz uma situação hipotética, uma espécie de sonho que a menina Ackerman teve durante a batalha de Trost, quando achou que Eren estava morto. 


Os desejos mais profundos de Mikasa nos são mostrados em um mundo fantasioso onde seus pais não são mortos por bandidos, e ela e Eren se conheceram em um contexto muito mais tranquilo. Sem titãs, sem mortes, sem guerras.


Mas, e se até em seus sonhos ela e Eren fossem tragicamente separados?  


O capítulo de Mikasa não é tão interessante quanto o de Annie, principalmente por se tratar de algo que só aconteceu na cabeça da garota, no entanto, sua conclusão é interessante e também pessimista, deixando uma pulga atrás da orelha do fã que espera um final feliz para EreMika. 


Todos os episódios de Lost Girls podem ser vistos logo após a primeira temporada do anime.




BÔNUS


Shingeki! Kyojin Chuugakkou




Nem só de OVAs vive o universo expandido de Shingeki no Kyojin.  O anime Shingeki! Kyojin Chuugakkou conta com uma temporada de 12 episódios curtos. Totalmente voltado para o humor, esta série funciona como uma paródia, transformando as tragédias da série original em momentos cômicos e descontraídos.


Aqui os membros do 104º batalhão são alunos de uma escola dividida em dois setores: um para humanos e o outro para titãs. É isso mesmo. Titãs. Colegiais.


Muitos fãs não gostaram da série por ela ter sido lançada durante o hiato de cinco anos entre a primeira e a segunda temporada do anime. O que é compreensível, afinal, naquela época todos queriam a continuação da série original, não uma versão chibi e zoada dela.


Mas o fato é que quem se fechou para Shingeki! Kyojin Chuugakkou perdeu ótimas piadas que a franquia fez consigo mesma. Imagine um Eren que quer se vingar de todos os titãs porque um deles roubou o seu lanche, uma Mikasa que só quer esbarrar no seu crush pelo caminho até a escola como qualquer outra colegial apaixonada, um Armin que não sai de casa sem seu cobertor, e Levi Ackerman como senpai de todos eles. Só por esse último já valeria a pena conferir!




Agora que você já conhece mais sobre o universo expandido de Shingeki no Kyojin, que tal conferir todas essas obras enquanto a season finale não vem?

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Melhor momento pra assistir esse conteúdo extra após adiamento da última temporada, não existe! Artigo 11/10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, pra sarar a dor de ter que esperar mais um trimestre...
      mas é oficial mesmo o adiamento?

      Excluir
  2. Que texto incrível (y) :)

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem contruído, soube citar em que momento da obra está cada OVA, eu não conhecia o OVA da Annie, então me animei pra assistir, ela está há anos nesse cristal kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não houve um comunicado oficial ainda, mas tem indícios...

      https://www.google.com.br/amp/s/viciados.net/shingeki-no-kyojin-4-quarta-temporada-sera-adiada-entenda/amp/

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)